Pedra do Cume da Serra do Lopo na Mantiqueira através da Trilha da Pedra Sapo – Extrema MG

Por: grafismorupestre.com

After climbing a great hill, one only finds that there are many more hills to climb. (Nelson Mandela)

A Pedra do Cume, é o ponto mais alto da Serra do Lopo sendo parte do trecho inicial da Serra da Mantiqueira. A região da Mantiqueira impressiona pela diversidade biológica, beleza e oportunidades para a prática do montanhismo no Brasil. O cume da Serra do Lopo possui 1700 m de altitude e está na divisa de Minas Gerais e São Paulo, entre as cidades de Joanópolis e Extrema.

Serra do Lopo inicio da MantiqueiraPedra do Cume na Serra do Lopo – Mantiqueira, vista de Bragança Paulista – SP.

O objetivo deste roteiro é guiá-lo até a Pedra do Cume pela trilha da Pedra Sapo, essa trilha tem início na cidade charmosa, acolhedora, de gente fantástica e belezas naturais incomparáveis… Extrema é claro! (Já visitamos mais de dez vezes Extrema e ainda não conhecemos Joanópolis apesar da vontade, que fique registrado! Mas ainda vamos conhecê-la quem sabe na Cachoeira dos Pretos).

O ponto alto (legal o trocadilho) dessa trilha é a vista panorâmica em 360 graus que se tem quando no pico, dependendo das condições avista-se até as cidades do Vale do Paraíba. Se você quer conquistar a Mantiqueira, esse é sem dúvida seu ponto de partida! A trilha exige esforço moderado somente no primeiro terço dela, o restante é de esforço leve.

Saindo de Extrema ou Joanópolis é possível ir de automóvel até o fim da estrada passando pelo portal das pousadas (claro que pagando um pedágio para entrar). A trilha direta à Pedra do Cume antes do portal está fechada, com a desculpa que precisa ser recuperada!

Atenção: Apesar de descrevermos o melhor possível as rotas, não nos responsabilizamos pelas informações prestadas! Se for a sua primeira ascensão à Pedra do Cume, seja prudente e contrate um guia local.

COMO CHEGAR

Chegando em Extrema, dirija-se ao Mirante da Caixa dágua onde fica início da Trilha da Pedra Sapo. Para tal, siga em direção à Serra pela rua Olegário na lateral da Igreja Matriz, até a rua Jucelino, continue até o encontro de quatro ruas, pegue a da esquerda que é a rua Tárcio; siga até o final dela. Você chegou, caminhada total de uns 800 metros.

Mapa entre a Igreja Matriz e o Mirante da Caixa Dágua. Extrema MG. Acesse este mapa no Google Maps: Clique Aqui.

MAPA DA TRILHA 

Objetivo: Atingir a Pedra do Cume na Serra do Lopo (Serra da Mantiqueira) pela Trilha da Pedra Sapo – Extrema MG. (Dica: Clique nos pontos para saber informações e coordenadas de GPS).

Mapa para a Pedra do Cume pela trilha da Pedra Sapo, com os principais pontos e a rota. Extrema MG. Acesse no Google Maps clicando aqui.

ROTA COMENTADA Pedra do Cume na Serra do Lopo _Mantiqueira_ pela Trilha da Pedra Sapo _ Extrema MGROTA COMENTADA Pedra do Cume na Serra do Lopo _Mantiqueira_ pela Trilha da Pedra Sapo _ Extrema MG 1

Veja um roteiro fotográfico da trilha:

Este material é protegido pelas leis de direitos autorais. Ele não pode ser copiado por qualquer meio para fins comerciais, sem prévia autorização. Se deseja usá-lo para fins acadêmicos, veja como citar este artigo: 

GRAFISMORUPESTRE.COM. Pedra do Cume da Serra do Lopo na Mantiqueira através da Trilha da Pedra Sapo - Extrema MG. Disponível em: www.grafismorupestre.com; Acessado em: xx/xx/xxxx.

Para fotografias:
Nome da fotografia. Fonte: www.grafismorupestre.com.

Divulgue este artigo nas redes sociais abaixo:

3 respostas para “Pedra do Cume da Serra do Lopo na Mantiqueira através da Trilha da Pedra Sapo – Extrema MG”

  1. Ótima ferramenta com a qual você ajuda os interessados em visitar este local maravilhoso! Parabéns! Precisamos mais e mais disso!
    Já fui umas 3 vezes para lá e acampamos em uma oportunidade.
    Antes de chegar à Pedra das Flores (onde se acampa, antes da Pedra do Cume) tem uma encosta para subir (do lado direito da montanha em si), que fizemos debaixo de chuva e vento. Precisa atenção mesmo! Mas é um passeio que já vi famílias com crianças e animais fazerem até à Pedra das Flores, mas acaba que os mais inspirados em trilhas é que vão à Pedra do Cume mesmo!
    O valor que paguei para manutenção, inclui poder deixar meu carro na pousada para subir ao monte. Logo, achei muito válido, já que segurança em nosso país é algo que temos que pensar.
    Abraços a todos e não deixem de ir ao Lopo, mas mantendo respeito à natureza e às outras pessoas que moram ou frequentam o local, afim de preservarmos passeios como esse!

    1. Olá EDjr obrigado pelo seu comentário construtivo! Concordamos com você com respeito a pagar para estacionar o carro, porém vamos sempre à pé pela trilha da Pedra Sapo e através da estrada na crista da serra. Aceitamos pagar para ir à pé, apenas criticamos o fato de que deveriam manter melhor detalhes como as placas indicativas, lixo que encontramos (sabemos que isso depende muito mais da educação dos visitantes), etc… E não apenas como um pedágio compulsório.
      Abraços, enfim um lugar lindo que todos tenham direitos de visitá-lo e claro com o devido respeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *